Nesta aula, prosseguimos a discussão sobre a fundamentação ontológica do framework de i*, cuja discussão iniciou no dia 01/07/2013.
Entre as várias questões discutidas, destacamos o relacionamento de contribuição entre um task e um goal. Há quatro tipos de contribuição:
- Make - ocorre quando uma task satisfaz completamente um goal. É uma consequência não intencional da tarefa, mas mesmo assim ocorre em decorrência da realização daquela tarefa.
- Break - ocorre quando uma task impede a satisfação de um goal. Seja uma tarefa 1 que leva a satisfação de uma situação que atende a um goal. Se existir uma tarefa 2 que impeça que esta situação seja satisfeita, então a tarefa 1 não poderá ser executada e o goal não poderá ser atingido. Diz-se que a tarefa 2 tem um relacionamento de break contribution com o goal.
- Help - ocorre quando uma task satisfaz parcialmente um goal. Assim como o make contribution, o help ocorre de modo não intencional. Enquanto que no caso do make a tarefa leva a satisfação da situação que é ligada ao goal, no caso do help a tarefa leva a satisfação parcial da situation que é ligada ao goal.
- Hurt - ocorre quando uma task dificulta a satisfação de um goal. Seja um goal G decomposto em G1 e G2 e seja uma tarefa T. Se T tem um relacionamento de break contribution com G1, então T tem um relacionamento de hurt contribution com G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário